sexta-feira, 17 de julho de 2015

COMPLETANDO 30 DIAS DE ORAÇÃO PELO MUNDO MUÇULMANO. O QUE PODEMOS FAZER.


DIA 30
PASSOS PRÁTICOS PARA A EVANGELIZAÇÃO DOS MUÇULMANOS



30 DIAS DE ORAÇÃO PELO MUNDO MUÇULMANO - DIA 29: OS NAMUMBA DE GANA


DIA 29
OS NAMUMBA DE GANA



quarta-feira, 15 de julho de 2015

30 DIAS DE ORAÇÃO PELO MUNDO MUÇULMANO - DIA 28: BARREIRAS A VENCER

DIA 28

BARREIRAS QUE SURGEM NA EVANGELIZAÇÃO DOS
MUÇULMANOS


 

HOJE, PORTAS ABERTAS COMEMORA 60 ANOS.


OREMOS POR PORTAS ABERTAS, QUE SE DEDICA HÁ 60 ANOS À CAUSA DA IGREJA PERSEGUIDA.

sábado, 11 de julho de 2015

24 - REFUGIADOS SÍRIOS: NÃO MUITO DIFERENTES DE MIM. "A ORAÇÃO É A MELHOR ARMA"


DIA 24

REFUGIADOS SÍRIOS:

NÃO MUITO DIFERENTES DE MIM




Síria

Nos últimos três anos, a Síria ganhou destaque no noticiário internacional devido à guerra civil que assolou o país e foi responsável por mais de 190 mil vítimas fatais, além de milhares de desabrigados e refugiados.
O cenário é quase de cidades-fantasmas. Muitos cristãos perderam propriedades, empregos e entes queridos, alguns devido aos constantes bombardeios, outros,  ao caráter religioso que a guerra tomou. O povo está com medo. Acontecem tiroteios e bombardeios 24 horas por dia. Há pessoas que, por medo das explosões, não dormem mais na cama; dormem no corredor da casa, que é o local mais protegido. Assim como acontece no Iraque, na Síria o extremismo islâmico é responsável pela perseguição severa à qual os cristãos são submetidos diariamente.
A oposição síria está se ‘islamizando’ de forma crescente e os cristãos tornaram-se mais vulneráveis em todas as esferas da vida. Fontes locais relatam que muitos deles foram raptados, feridos ou mortos e muitas igrejas foram danificadas e destruídas. Além disso, o grupo radical Estado Islâmico, sediado no país, tem executado categoricamente todo aquele que não se submete ao islamismo, com o objetivo de formar um Califado sob a lei islâmica (Sharia). 
Além disso, ex-muçulmanos sofrem com a desconfiança provocada pela polícia secreta. Eles têm medo de contar sua história às pessoas, mesmo aos amigos. E a Igreja, por sua vez, tem medo de receber esses convertidos, pois desconfia de que possam ser agentes do governo disfarçados – o que não é impossível de acontecer.
Mesmo diante de todo esse contexto, há cristãos firmes em seu propósito de servir ao Senhor.
“A oração é a melhor arma que temos”, diz uma cristã síria.

30 DIAS DE ORAÇÃO PELO MUNDO MUÇULMANO - DIAS 22 E 23. DEUS ESTÁ AGINDO.


DIA 22

MALAI PATTANI DA TAILÂNDIA




DIA 23

PONTES DE DEUS NO MUNDO MUÇULMANO 

PARTE UM

FÉ - ORAÇÃO - ESCRITURAS - ESPÍRITO SANTO - TESTEMUNHO


quarta-feira, 8 de julho de 2015

30 DIAS DE ORAÇÃO PELO MUNDO MUÇULMANO - INDO-MALÁSIA - TRÊS ONDAS

DIA 21 

INDO-MALÁSIA - TRÊS ONDAS


A PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃOS NO BRUNEI E NA MALÁSIA


Brunei

Com uma pontuação de 58 pontos, Brunei classifica-se na 27ª posição na Classificação da Perseguição Religiosa em 2015, em comparação com a 24ª colocação em 2014.  Nos últimos anos, a situação dos cristãos em Brunei apresentou poucas mudanças, mas deteriorou com o país se islamizando cada vez mais. Brunei tem estado presente na Classificação da Perseguição Religiosa por vários anos, oscilando entre 20º e 30º lugares.
Por decreto, o contato com os cristãos de outros países, a importação de Bíblias e a celebração pública de Natal são proibidos. Pastores e obreiros cristãos são considerados "inimigos". Entrando em uma aldeia tribal serão monitoradas por espiões do governo e da polícia.
Em 1º  de maio de 2014, a lei Sharia foi estendida à lei penal e será introduzida em três etapas. A primeira etapa inclui as multas por comportamento indecente ou não comparecimento às orações da sexta. A segunda fase vai incluir a punição corporal por roubo e outros crimes. A fase final, a ser introduzida em 2015, fará valer a pena capital para crimes como adultério. Incluída na primeira fase está um decreto em que os cristãos que testemunharem sobre a sua fé pode ser, multado, preso ou condenado a ambos. Vários termos (como "Allah" para "Deus") são reservados exclusivamente para os muçulmanos.
As novas penas islâmicas serão introduzidas com o tempo, no mínimo em um ou dois anos, e incluirão, por fim, graves punições corporais como: açoites por adultério, corte de membros por roubo e morte por apedrejamento no caso de estupro e sodomia.
A primeira fase inclui leis por infrações de comer e beber em público durante o mês de jejum do islã, o que é punível com multas e prisões.
Partes da lei também se aplicam a não muçulmanos. Em fevereiro, peritos da Sharia do Ministério de Assuntos Religiosos anunciaram que os não muçulmanos poderiam ser punidos por usar vestimentas indecentes que "desonram o islã". O infrator pode ser preso por até seis meses, receber multa máxima de mil e seiscentos dólares ou ambos. Mesmo agora, já é obrigatório às mulheres de todas as religiões, incluindo as cristãs, usarem o hijab (cobertura para a cabeça) caso trabalhem para o governo ou estejam participando de eventos oficiais. Entretanto, com o código penal da sharia em vigor, uma violação contra essas instruções religiosas será criminalizada.
No passado, os líderes da Igreja afirmavam receber um monitoramento pesado por parte do governo, ao que se espera que o novo código penal acrescente pressão, ansiedade e medo aos cristãos, que constituem 8.7% da população.
Outra restrição que visa os cristãos convertidos de origem muçulmana inclui uma lei que proíbe que pais muçulmanos deixem que não muçulmanos cuidem de seus filhos. O ato é punível com termo de prisão de até cinco anos, multa de até US$ 15.600 (aproximadamente 35 mil reais) ou ambos.
O novo código penal também cita que os não muçulmanos não podem mais compartilhar sua fé com os muçulmanos e ateus. Os infratores correm o risco de serem multados em até US$ 15.600 (aproximadamente 35 mil reais), cumprirem até cinco anos de prisão ou ambos.

Malásia

Com 55 pontos, a Malásia se classifica na 37ª posição na Classificação da Perseguição Religiosa 2015.  Em 2014, a Malásia classificou-se em 40º lugar com  49 pontos. Embora o país faça parte da Classificação há apenas quatro edições,  sua pontuação foi aumentando gradativamente,  em parte devido a um aumento da violência, mas, principalmente, por ver crescer a perseguição em outras esferas, como a familiar, além do extremismo islâmico.
Observadores do país falam sobre a islamização rápida e crescente. Exemplos disso são as tentativas de introdução do direito penal da lei Sharia (Hudud), forçado jejum sobre as minorias religiosas durante o Ramadã. Essas ações implicam na introdução de um índice de planos para a criação dos tribunais islâmicos em pé de igualdade com os tribunais civis e o tratamento de casos de custódia de filhos em casamentos mistos e, por último, mas não menos importante, a decisão da Suprema Corte em negar que um jornal católico utilize a palavra "Alá" para Deus, pois pode "confundir os muçulmanos e levá-los à conversões".
O Extremismo islâmico não se limita ao governo, mas também a famílias e comunidades, bem como grupos islâmicos radicais, que perseguem especialmente convertidos.
Exemplo de violência relacionada com a fé foi o bombardeio a uma igreja católica em janeiro de 2014 e a vandalização de oito sepulturas cristãs, em fevereiro de 2014. Mais de dez igrejas cristãs foram notificadas pelas autoridades para fechar suas instalações, alegando que se reuniam em estruturas não dedicadas para fins religiosos. Vários cristãos convertidos foram levados para um centro de reeducação e enfrentaram o abuso físico e mental.
Ao saber sobre esses locais, e o que acontecia aos cristãos ali, vários convertidos preferiram se esconder ou mesmo até mesmo deixar o país. Apesar de negar a existência desses lugares, muitos cristãos que de lá conseguiram sair relatam casos de tortura, espancamentos e uso de choque elétrico a fim de que o cristão negue sua crença e fé. Os que têm sofrido grande perseguição nesses centros de reeducação são os convertidos do islamismo, a fim de que retornem à antiga religião. 
Em novembro de 2014, ocorreram planos para colocar tribunais islâmicos em pé de igualdade com os tribunais civis. Este plano tem sido discutido há, aparentemente, desde 2011, mas agora parece que foram tomadas medidas para realmente implementá-lo. Um funcionário de alto escalão islâmico e muito influente, afirmou publicamente que as Bíblias devem ser queimadas, pois confundem crianças que estão recebendo educação muçulmana. Em vez de ser repreendido ou acusado por estimular a violência, sua declaração foi justificada como sendo a sua "opinião particular, defendendo a santidade do Islã". Não é à toa que os cristãos estão cada vez mais preocupados.

terça-feira, 7 de julho de 2015

RELATÓRIO DA MISSIONÁRIA KELEM GASPAR: VAMOS AJUDAR?


DIVULGAMOS O RELATÓRIO DO PROJETO CAMPOS BRANCOS, COORDENADO PELA MISS. KELEM GASPAR, EM MARACANÃ-PA.




A paz do Eterno esteja com você e sua família!
Pela graça de Deus vencemos mais um semestre, não foi fácil, mas com a sua ajuda, temos avançado. Recebemos mais uma jovem para morar na vila missionária, ela é formada em letras e veio morar em uma de nossas casinhas de barro para que, de alguma maneira, pudesse ser útil ao evangelho. Essas dez moças tem cuidado dos interesses de Deus e, mesmo que ás vezes falte alguma coisa, elas sabem que possuem um tesouro de valor incalculável: a honra de sofrer pelo evangelho e a certeza da eternidade com Cristo. Elas evangelizam nos ramais e  nas ilhas, dão aula na creche missionária, discipulam os novos convertidos e fazem todo o trabalho necessário para tornar Jesus conhecido entre os mais pobres. Mesmo que isso implique em sofrimentos.
A jovem Gisele, que morou dois anos no projeto, foi enviada por nós para a comunidade de Borralhos com a missão de iniciar a Creche missionaria Peniel 4. Ela tem evangelizado na comunidade e já iniciou o trabalho com as crianças. Essas crianças são filhos de feiticeiros, de drogados, de assassinos. São os mais pobres entre os mais pobres. Gisele tem me confidenciado suas lutas e posso garantir que são tremendas. A igreja que a ajudava, retirou seu sustento. Dos recursos que temos conseguido, temos investido o possível  nessa comunidade para que em breve possamos ver os primeiros frutos.
Os missionários David e Nete, enviada por nós para os kulinas nas margens do Rio Purus, tem enfrentado baixíssimas temperaturas e muitas privações. Lá não tem luz elétrica e nem água potável. Só se come carne de caça e o povo vive abaixo da linha da pobreza. Ela me informou ontem que a canoa, único meio de locomoção , furou e agora eles estão ilhados. Nesses últimos dois meses eles ganharam nove almas e as batizaram. Essas almas valem mais que o mundo inteiro. A nova canoa para que possam continuar a obra custa dois mil reais, Deus usará alguém. Eu creio.
Duas alunas do curso de missões, estão, sob nossa orientação e cuidado, alcançando três comunidades dentro da ilha de Derrubada. As comunidades são distantes umas das outras e uma moto nos seria muito útil nessa ilha, pedimos oração nesse sentido.
Esse mês, iniciamos a cerca da base missionária, como só moram mulheres, foi necessário para aumentar um pouco a segurança. Mês que vem faremos o portão, estamos felizes com essa conquista.
Na quarta iremos iniciar um trabalho com crianças e adolescentes agora no período de férias. Queremos reuni-las diariamente para falar sobre salvação. Será um trabalho exclusivo para apresentar a Cristo como salvador. Vamos oferecer o alimento e todo o atendimento e cuidados necessários. Cremos que teremos uma boa colheita de almas depois desse trabalho. Estou muito animada.
Em agosto, pretendemos reunir alguns adolescentes ociosos para iniciar um projeto de musica. Falei com um professor e ele pode vir dar aula de modo voluntario, só pediu o combustível, no valor de duzentos reais por mês. Vamos comprar quinze flautas. Será uma benção, haverá sempre um pequeno culto antes das aulas e o repertório será todo para louvor ao Senhor. Os adolescentes estão animados e   muitos serão resgatados das garras do diabo através desse projeto.
Sabe, não tenho outro interesse senão tornar Cristo conhecido. Desejo ardentemente que minha vida de alguma forma, coopere com a expansão do Reino de Deus, embora esteja plenamente ciente de minhas falhas, incompetências e   limitações. Comumente, olho para as minhas mãos e as vejo tão vazias...queria poder ir além, trabalhar mais ainda, amar de maneira mais plena, compartilhar com mais generosidade. Quero me gastar até a morte. Enquanto escrevo, as lágrimas insistem em descer pelo meu rosto, esse sentimento queima meu coração, devora a minha alma, uma voz me chama das profundezas do mistério e me manda ir além, me ordena a fazer mais...mas eu sou tão limitada e os recursos tão escassos...então me lanço aos pés de Cristo e choro minha angustia, Ele então me consola com a lembrança de que tudo o que é necessário, Ele mesmo já entregou a sua igreja. Quem é a igreja? Eu e você.
Obrigada por sofrer comigo,
Obrigada por amar comigo.
Todo sacrifício vale a pena pelo Cordeiro!
Oramos por você.
 Só no céu você verá a real dimensão de sua contribuição. Nós só podemos dizer obrigada.

Banco do Brasil, Ag 1436-2, cc 6993-0.
Bradesco, Ag 0697-1, cc 0523.164-7.
CEF, Ag 4684, Op 013, cp 7622-0.
Titularidade: Kelem Gaspar
Projeto Campos Brancos, PA 127, km 39, ramal caiacá, 00. Maracanã-PA. 68.710-000.
e-mail: missgaspar@ig.com.br / fone: (91) 996321640

30 DIAS DE ORAÇÃO PELO MUNDO MUÇULMANO - DIA 20 - KANPUR NA ÍNDIA



DIA 20 -KANPUR: MANCHESTER DO LESTE




segunda-feira, 6 de julho de 2015

30 DIAS DE ORAÇÃO PELO MUNDO MUÇULMANO - DIAS 18 E 19: SUDESTE DA ÁSIA. BANGLADESH.

DIA 18

SHAIKHS QUE FALAM MARATHI


DIA 18

UMA BÍBLIA DE NÓS MESMOS


Bangladesh (43º)

Na Classificação da Perseguição Religiosa 2015, Bangladesh assume a 43ª posição, cinco acima em relação a 2014, quando ficou em 48º lugar. O aumento é, em parte, devido a um aumento do nível de violência igualmente distribuído entre esferas da perseguição.
O país insiste em se considerar uma nação laica e sua Constituição garante liberdade a todas as religiões. Em tese, apesar de não ter leis de blasfêmia ou projetos anticonversão, a mesma Constituição estabelece o islamismo como religião oficial e o governo cede constantemente às pressões muçulmanas que exigem a instauração da lei Sharia.
À medida que a minoria cristã cresce, enfrenta mais e mais restrições e desafios. Isso não é impulsionado pelo governo, o que também é demonstrado pelo fato de que o presidente em julho 2014 nomeou uma cristã como sua secretária pessoal. A pressão é conduzida por grupos extremistas islâmicos, líderes religiosos budistas locais e famílias (que pressionam os novos convertidos a voltarem à religião original).
A competição entre os grandes partidos políticos do país também é um fator importante, já que o governo pode ceder a pressões de grupos de pressão islâmicos, a tomar as ruas. Isso também se reflete no fato de que o governo, em 2013 aprovou uma lei para proibir a política baseada na religião, que se destina especificamente a extremistas muçulmanos. Embora isso possa beneficiar as minorias religiosas como cristãos e dar-lhes um pouco de espaço para respirar, grupos islâmicos boicotaram o projeto de lei e protestaram em diferentes formas.
Violência contra os cristãos
A perseguição em Bangladesh tornou-se mais violenta nos últimos anos. Em janeiro de 2014, Monika Mridha e seu filho Sushil, cristãos, foram mortos a tiros. Embora os motivos sejam obscuros, as suspeitas apontam para vizinhos muçulmanos que supostamente estavam querendo reivindicar o seu pedaço de terra. Seis igrejas cristãs e uma escola foram destruídas; uma igreja teve que fechar e se mudar por causa de falsas acusações de um vizinho. Quatro convertidos do budismo foram sequestrados, pelo menos dezenove foram agredidos fisicamente por suas famílias e por membros da comunidade e tiveram de ser hospitalizados. Vários cristãos tiveram que se esconder devido às ameaças.
O futuro do cristianismo em BangladeshApesar de todos os esforços, o governo não terá êxito no combate a grupos radicais islâmicos. E não é por temor de perder apoio da maioria da sociedade, mas por também enfrentar o desafio de enfrentar radicais islâmicos internacionais e a evasão de cidadãos de Bangladesh, recrutados pelo Estado Islâmico para lutar na Síria e no Iraque. Em setembro de 2014, a polícia prendeu dois jovens recrutas tentando sair do país para a Síria. Algumas semanas antes, em uma mensagem de vídeo, a Al Qaeda havia anunciado a criação de uma sucursal do sul da Ásia, incluindo Bangladesh.

sábado, 4 de julho de 2015

17º DIA DA CAMPANHA - 30 DIAS DE ORAÇÃO PELO MUNDO MUÇULMANO - SUDOESTE DA ÁSIA


DIA 17: TRANSFORMAÇÃO CHEGANDO

SUDOESTE DA ÁSIA: PAQUISTÃO, AFEGANISTÃO E OESTE DA ÍNDIA


SAIBA SOBRE A PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃOS
Afeganistão (5º)
A Constituição afegã afirma que o islamismo é a religião oficial do país, mas os seguidores de outras religiões têm o direito de professar sua fé e praticar seus ritos e cultos abertamente, desde que dentro dos limites impostos pela lei islâmica (Sharia). O cristianismo ainda é considerado uma religião ocidental e visto como algo hostil à cultura afegã, à sociedade e ao islã.
Não existem templos oficiais de igrejas; os cristãos não podem se reunir em público, nem mesmo os expatriados; os cristãos convertidos mantêm sua fé em segredo, uma vez que quem compartilha sobre sua fé enfrenta violência e ameaças de morte.
Cidadãos do sexo masculino (com idade acima de 18 anos) e do sexo feminino (acima de 16 anos) – de mente sã, que tenham se convertido a outra religião que não o islãtêm até três dias para se retratarem de sua conversão, ou estarão sujeitos à morte por apedrejamento, à privação de todos os bens e posses e à anulação de seu casamento. O mesmo acontece quando o indivíduo é acusado do crime de blasfêmia. A conversão de um muçulmano a outra religião é considerada apostasia, sendo punível com a morte em algumas interpretações da lei islâmica no país.
Mesmo assim, muitos cristãos permanecem firmes em meio à forte perseguição e, apesar de todos os perigos, o cristianismo continua a crescer.
"Eu não posso negar o nome do meu Salvador. A minha vida está a serviço apenas de Jesus Cristo, e se eu morrer irei para o céu, que é onde ele está. Estou 100% pronto para morrer”, diz um cristão afegão.

Paquistão (8º)


Ao longo de 2014, a Portas Abertas e agências de notícias ao redor do mundo noticiaram uma série de ataques contra cristãos no Paquistão. Atualizações do caso de Asia Bibi, a primeira mulher a ser condenada à morte no país, repercutiu na mídia internacional e chamou a atenção para os abusos da lei de blasfêmia, aplicada com frequência. 

Em outubro de 2014, a Portas Abertas divulgou que a lei de blasfêmia é o principal mecanismo de perseguição no Paquistão. Grupos extremistas incitam o ódio contra os cristãos, resultando em prisões, agressões, sequestros, estupros e ataques a casas e igrejas.

A Constituição estabelece o islamismo como a religião do Estado, declarando também que as minorias religiosas devem ter condições para professar e praticar sua religião em segurança. Apesar disso, o governo limita a liberdade religiosa.

A comunidade cristã local vive no meio do fogo cruzado entre organizações militantes islâmicas, que alvejam cristãos rotineiramente, e uma cultura islamizada que mantém os cristãos isolados do restante da população. Mulheres de grupos minoritários são particularmente vulneráveis, e ataques sexuais contra meninas cristãs continuam a ocorrer. 

Em setembro de 2014, completou um ano do histórico ataque à bomba em uma igreja em Peshawar que deixou 89 mortos. Mais recentemente, em novembro de 2014, um casal foi agredido até a morte, acusado de blasfêmia. Em dezembro do mesmo ano, militantes do Talibã invadiram uma escola e mataram pelo menos 145 pessoas. Muitos outros casos como esses acontecem. 

"Nada vai impedir que o evangelho alcance as pessoas. Mesmo que nos ataquem, temos um compromisso firmado com Cristo Jesus”, líder cristão paquistanês.


Índia (21º)


Com a eleição do primeiro-ministro hindu fundamentalista do partido Bharatiya Janata Party (BJP), Narendra Modi, o hinduísmo ganhou força e os hindus que atacam membros de outras religiões, sobretudo os cristãos, fazem-no com a certeza da impunidade.

Nível de violência
A violência contra os cristãos na Índia é galopante e ocorre especialmente nos estados onde o partido BJP governa. Há diversos relatórios sobre pastores e membros da igreja espancados por alegações de conversão. Às vezes os cristãos chegam a ser mortos. Igrejas, bem como casas de cristãos, foram destruídas em 2014; muitos convertidos tiveram de fugir de casa, incluindo os dalits cristãos (casta inferior na Índia). Incidentes de violência aumentam em número.

Semanalmente – e quase diariamente – são relatados casos de invasão a reuniões cristãs, agressão e até assassinato de pastores e membros.
O crescimento do hinduísmo 
As organizações hindus afirmam que a Índia pertence ao hinduísmo e que outras religiões devem ser expulsas do país. O extremismo hindu é de longe a principal fonte de perseguição na Índia. E isso fortalece outros grupos extremistas que perseguem os cristãos indianos, como os extremistas budistas em Ladakh, o neo-budismo em Maharashtra e Uttar Pradesh, e o extremismo Sikh em Punjab.

Com o renascimento e fortalecimento do hinduísmo, foram adotadas, em grande parte da Índia, leis anticonversão, que são frequentemente utilizadas como pretexto para invadir cultos cristãos, perseguir, espancar e acusar líderes e membros cristãos. Além disso, os radicais hindus começaram a monitorar atividades e cultos cristãos. Muitos espiões são plantados nas igrejas, o que já resultou em processos judiciais contra pastores e membros. Não são permitidas as construções ou reforma de igrejas. Diante desse clima de medo, muitos cristãos encontram dificuldade para testemunhar sobre sua fé, distribuir material cristão ou mesmo conduzir um trabalho social sem que isso ‘fira os sentimentos religiosos, ou a paz e a ordem sejam perturbadas’.
O cenário não é diferente dentro da família do cristão convertido do hinduísmo. Existe uma enorme pressão por parte dos parentes para que retorne às antigas práticas e valores. Toda e qualquer tática conhecida para essa finalidade é aplicada, mesmo que isso signifique a morte do convertido.
A Igreja cresce
Apesar de todos os obstáculos e da tradição hindu, com forte apelo à violência, a igreja cresce. É tão diversa como o próprio país e enfrenta uma série de problemas internos e pressões externas. Há regiões onde há liberdade absoluta e sem perseguição aos cristãos. Mas, recentemente, até mesmo congregações que têm trabalhado com os dalits e outras castas atrasadas durante décadas têm sido alvos de agressões e violência. Esses cristãos foram identificados como perigosos.

Apesar de todas as tendências preocupantes, a Igreja permanece forte.














sexta-feira, 3 de julho de 2015

30 DIAS DE ORAÇÃO PELO MUNDO MUÇULMANO (DIA 16) - BÓSNIA-HERZEGOVINA


DIA 16

BÓSNIA-HERZEGOVINA


Situação da liberdade religiosa na Bósnia

A Constituição do Estado prevê a liberdade religião, no entanto, o respeito pela liberdade religiosa diminuiu devido à aplicação seletiva legal e a indiferença do governo, que permitiu que a violência social aumentasse, restringindo grupos religiosos minoritários de exercerem suas crenças. Em 16 de outubro de 2006, o Ministério dos Direitos Humanos e Refugiados emitiu instruções para a implementação da Lei de Liberdade Religiosa, que prevê a liberdade de religião, garante status legal das igrejas e comunidades religiosas, e proíbe qualquer forma de discriminação contra qualquer comunidade religiosa . A lei também fornece a base para o estabelecimento de relações entre as comunidades do estado e religiosa.
As salvaguardas da Constituição do Estado garante direitos aos três principais grupos étnicos, bósnios(muçulmanos), sérvios(ortodoxos) e croatas(católicos), e, por extensão, as três maiores comunidades religiosas, fornecendo representação proporcional para cada grupo no governo e nas forças armadas. Como resultado da estrutura governamental criado pelos Acordos de Dayton, assentos parlamentares e a maioria dos cargos públicos são distribuídos especificamente aos membros dos três "povos constitutivos". Essas determinações muitas vezes resultam em discriminação constitucional contra "outros" e simpatizantes de certas comunidades religiosas que não se encaixam perfeitamente nos três grupos maioritários. Durante o período coberto pelo relatório que verificou essas informações, os membros da comunidade judaica e os ciganos moveram processos judiciais separados perante o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para lidar com esta discriminação contra aqueles considerados "outros" pela Constituição do Estado. Suas reivindicações não foram abordados durante o período do relatório.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

30 DIAS DE ORAÇÃO PELO MUNDO MUÇULMANO - TURQUESTÃO


DIAS 14 E 15

OS FALANTES DE UZBEQUE DO SUL DO QUIRGUISTÃO

TURQUESTÃO: O CRISTO VIVO


Nestes dias as orações serão dirigidas para os muçulmanos que vivem na Região do Turquestão.
A Região do Turquestão se estende pelos países do Quirguistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

Para uma melhor compreensão da localização geográfica da região, encravada na Ásia Central, veja o mapa abaixo:


Os países Turcomenistão (20º) e Uzbequistão (15º) estão incluídos entre os 50 países de maior perseguição aos cristãos, conforme a classificação divulgada por Portas Abertas.

DIA 14

DIA 15


PARA CONHECER MAIS SOBRE O TURCOMENISTÃO E O UZBEQUISTÃO ACESSE:

www.portasabertas.org.br 

e localize Perfil dos Países na Classificação 2015 do Mapa de Perseguição.