quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PERCORRENDO AS RUÍNAS DOS LUGARES DAS SETE IGREJAS: TIATIRA

TIATIRA


Apocalipse Capítulo 2, Versículos 18-29
18E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
19Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
20Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
21E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
22Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
23E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
24Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
25Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
26E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
27E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
28E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
29Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Partindo de Bergama (Pergamo), seguimos pela Rodovia D240 até a cidade Akhisar, atual nome da antiga Tiatira, num percurso de 81 km, de boa estrada e pouco movimentada.

É uma cidade de pouco mais de cem mil habitantes.

Como não tínhamos uma localização exata das ruínas, demoramos a encontrá-las. Resolvemos, então, almoçar num pequeno restaurante (self-service), soboreando uma comida turca.

Este restaurante ficava localizado na própria avenida de entrada da cidade. Não tinha sanitário para usarmos. O garçon muito gentil nos indicou um local próximo para utilizarmos. Chegando em frente, verifiquei que se tratava de uma espécie de "clube" ou associação, onde os frequentadores eram, na maioria, da terceira idade.

Quando chamei minha esposa para entrar houve uma onda de olhares de espanto sobre nós e um cidadão veio rapidamente falar conosco. Entendi que algo estava errado: era proibida a entrada de mulheres.

Pergunta aqui, pergunta ali, finalmente, seguimos uma orientação segura e, na mesma avenida de entrada, uns dois (ou menos) quilômetros) entrando à direita, já nos encontrávamos na rua das ruínas. Em um poste, no canteiro central da avenida, havia a indicação "Tiatira".

As ruínas se resumem a um quarteirão, cercado por muro e grade de ferro. As ruas laterais são comerciais, como podem ser vistas nas fotos, e este conjunto está numa área bem central da cidade.

As fotos foram produzidas pelo lado externo do muro, porque não dispunhamos de muito tempo e nem se acrescentaria muito se fossem efetuadas pelo lado interno.

De Tiatira seguimos viagem para Sardes. Vejam as fotos:










Nenhum comentário:

Postar um comentário