terça-feira, 31 de dezembro de 2013

PERCORRENDO OS CAMINHOS DAS SETE IGREJAS DA ÁSIA: LAODICEIA


LAODICEIA

Carta à igreja de Laodiceia

Ao anjo da igreja de Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! 16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. 17 Dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta. Mas não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu. 18 Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, para ungires os teus olhos, a fim de que vejas. 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo. Portanto, sê zeloso, e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. 21 Ao que vencer, dar-lhe-ei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. 22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Laodiceia (ou Laodikeia) era a quinta localidade que iríamos visitar. Após, restavam Éfeso e Esmirna.

Partimos de Filadélfia (Veja a postagem específica) pela Rodovia  D585 em direção à Pamukale, um dos pontos turísticos mais visitados na Turquia.

Poucos quilômetros antes de Pamukale encontramos a indicação de Laodikeia, deixamos a estrada principal e entramos numa via secundária e poucos quilômetros adiante vamos encontrar Laodiceia.

É um sítio arqueológico com um ponto de apoio, possuindo estacionamento, venda de lanches e souvenirs.

O percurso das ruínas é sinalizado, com placas informativas e com uma boa extensão. Percorrendo-se vagarosamente gasta-se, pelo menos, uma hora para visitá-la. As algumas áreas estavam com o acesso bloqueado, devido aos serviços de escavação e conservação em andamento.

A seguir, uma resenha fotográfica das ruínas de Laodiceia.









Nenhum comentário:

Postar um comentário