quinta-feira, 8 de junho de 2017

30 DIAS DE ORAÇÃO PELO MUNDO MUÇULMANO



30 DIAS DE ORAÇÃO PELO MUNDO MUÇULMANO

No período de 27 de maio a 25 de junho corrente, os muçulmanos celebram o Ramadã. Paralelamente, como já ocorre há muitos anos, os cristãos em todo mundo realizam a campanha “30-dias de oração pelo mundo muçulmano”. Neste ano, a campanha realça vários aspectos da estrutura familiar dos muçulmanos.

Diariamente, você poderá conhecer sobre a família muçulmana e também orar especificamente em favor dela.

Acesse www.30-dias.org para mais informações e adquira o livreto da campanha.

Dia 13 -08/06 -Famílias no Quirguistão


Quirguistão foi uma república da antiga União Soviética, até ganhar sua independência em 1991. É a única República Parlamentar da região. Este país montanhoso (o pico mais alto tem 7439 metros), é o lar de aproximadamente 6 milhões de pessoas e 75% da população é de muçulmanos Sunitas. A prática do Islã era bastante superficial sob o regime soviético, mas tem se fortalecido firmemente nos últimos 25 anos. Devido à situação econômica difícil no país, muitas pessoas foram forçadas a ganhar dinheiro em outros países, geralmente em circunstâncias muito difíceis. 16 mulheres do Quirguistão foram mortas em um tiroteio num armazém de Moscou em agosto de 2016, por exemplo. Os filhos que são deixados para trás são cuidados por avós ou outros parentes. Alguns são enviados a orfanatos para que seus pais possam trabalhar. Apesar de suas necessidades diárias serem atendidas, muitas crianças crescem com o sentimento de terem sido abandonadas e de não serem amadas, por causa da separação de suas famílias. As mães de filhos homens têm um importante papel na estrutura familiar quirguiz, controlando tudo. As noras são frequentemente tratadas como escravas. Se não engravidarem durante os primeiros dois anos de casamento, o marido é forçado por sua mãe a dispensar sua mulher e se casar com outra. Além disso, o sequestro de noivas ainda é muito comum, principalmente em áreas rurais. Mulheres jovens podem ser sequestradas e forçadas a se casar com um estranho. Muitas esposas quirguizes, em situações desesperadas, acreditam que o suicídio é o seu único caminho para sair dessa situação. As primeiras células e igrejas Quirguizes foram plantadas nos anos 90 e começaram a ensinar princípios cristãos para a vida em família, de amor e de serviço um ao outro. Entretanto, é muito difícil para os cristãos professarem sua fé em Cristo dentro de estruturas familiares tradicionalmente fechadas. Eles frequentemente enfrentam hostilidade e são excluídos pela família e amigos.


Como podemos orar?

1) Para que a situação econômica melhore, fazendo com que famílias não tenham que escolher entre viverem juntos ou se separarem para obterem as finanças necessárias.

2) Para que as mães dos filhos homens, usem sua influência para encorajar seus filhos a construir casamentos amorosos e fazer o que é melhor para suas noras.

3) Para que famílias Cristãs desafiem as expectativas culturais e demonstrem relações familiares caracterizadas por amor e serviço um ao outro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário