sábado, 12 de maio de 2012

NOTÍCIAS MISSIONÁRIAS - GUINÉ BISSAU


Recebi e divulgo notícias dos Missionários Jair e Deny sobre a situação em Guiné Bissau:

Bissau, maio de 2012

Queridos Companheiros de Batalha

Acredito que alguns de vocês ouviram falar sobre os ultimos acontecimentos aqui na Guiné Bissau, vou resumir para que vocês entendam o que esta acontecendo:

Houve eleições presidenciais no dia 18 de março e vários partidos da oposição denunciaram que houve fraudes e não aceitaram o resultado. O segundo candidato mais votado, o ex-presidente Kumba Yala, recusou-se ir para o 2 turno e com isso os militares anunciaram um golpe de estado na noite do dia 12 de abril (exatamente na véspera dos 50 anos do meu esposo). Os militares invadiram a residência do Primeiro–Ministro, Carlos Gomes Junior,candidato mais votado que concorreria ao cargo depresidente da republica e, certamente, sairia vencedor. Ele foi detido juntamente com o presidente da republica interino , Raimundo Pereira,e alguns membros do governo; outros escaparam. Muitas casas foram invadidas e saqueadas.

A recomendação era para que ninguém saísse de casa. Foi dado toque para recolher. Fechou o comercio, escolas, repartições publicas, bancos, ministérios, etc. Muitas pessoas refugiaram-se no interior do pais, outras imigraram para paises vizinhos. Os bancos voltaram a funcionar somente no periodo da manhã. Algumas escolas voltaram as atividades outras não, começou a escassez de alimentos, o preço do arroz aumentou. Ouvimos na rádio que nos próximos dias faltará agua e gasoleo.

A situação ainda não foi ultrapassada porque os militares escolheram uma nova equipe para dirigir o pais porem as comunidades internacionais (CPLP, ONU, CDEAO) não concordaram com o ato e exigiram que o governo que foi detido re assumisse o poder e isso os militares não concordaram. Estamos sem presidente e sem governo no atual momento, o país esta sob o comando dos militares. Eles estão tentando negociar porem ainda não entraram em nenhum acordo e assim estamos a quase um mes, vivendo esse impasse.

Apesar do pais esta vivendo esta turbulência, a nossa família esta em paz. O Senhor tem nos tranquilizado e estamos orando para que esta situação chegue ao fim. As crianças estão estudando e nos estamos fazendo o que e possivel para que o trabalho avance.

Orem pela estabilidade politica da nação.
Orem pela paz.
Orem para que não haja conflito entre as etnias.
Orem para que o Senhor continue nos dando sabedoria, graça e direção.

A serviço do Senhor das Nações,
Pr Jair e Miss. Deny

Nenhum comentário:

Postar um comentário