sábado, 25 de outubro de 2014

MUDAR NÃO É PRECISO. É FUNDAMENTAL.

Mudar não é preciso. É fundamental!

Publicado por Lucas Ribeiro - 1 dia atrás
61
Como sempre faço com ou sem período eleitoral, registro meus pensamentos sobre o pouco do que eu acho sobre o panorama político que passamos.
Primeiro, que fique claro: sou ANTI extremismo e radicalismo. Ou seja, sou anti aos anti-Petistas e aos anti-Tucanos - ou "PTralhas" ou "reaças", expressões que tem meu total repúdio - até porque, como todos hão de saber, não há mais aquela essência partidária tal como se dizia antigamente e o que há, na minha humilde opinião, é uma briga incessante pelo poder sendo feita qualquer tipo de união e coligação para se atingir o fim colimado: tirar o lado opositor da situação.
Enfim, sou totalmente contra essa ideia separista de generalizar tudo e a todos, afinal, nem todo petista é ladrão, nem todo tucano é burguês e leitor da Veja; nem todo sulista é preconceituoso e nem todo baiano é preguiçoso. Houveram fatos PONTUAIS que a sociedade resolveu generalizar e eu não compartilho desse pensamento.
Quanto ao cenário atual, seguem minhas pontuações.
Não tenho dúvidas que a prioridade para o lado social que o PT promoveu foi essencial para o Brasil chegar onde chegou. O pobre não é mais tão miserável como outrora. Acesso ao ensino superior e técnico, ao crédito que permitiu a maior poder de compra dos brasileiros, financiamentos de automóveis e imóveis, maior geração de renda e diminuição da desigualdade social. Nesse quesito eu não hesito em dizer que o governo do PT (principalmente os 4 primeiros anos com Lula) foi extremamente eficaz.
Ocorre, porém, que o Brasil não foi descoberto pelo PT, nem passou a funcionar com a chegada deste. Como disse a presidente Dilma em seu programa eleitoral, "ninguém é um ilha". De fato, não somos, assim como muitos dos avanços do PT só existiram por um trabalho realizado antes desta administração que, coincidentemente, foi promovido pelo PSDB, partido historicamente opositor da Estrela Vermelha, capitaneado pelo ex-presidente FHC.
Imaginemos o seguinte: diz a sabedoria popular quando um filho não é criado pelo seu pai biológico que "pai é quem cria". Isso se aplica ao nosso tão falado Bolsa Família. Diria que FHC fez o filho, criou até a infância, deu-lhe ensinamentos básicos - porém necessários - mas quem o criou, estimulou e o fez crescer positivamente foi o PT.
Com base nesse fato é que penso que mudar é bom, faz parte da vida cíclica que possuímos. Vejo que foi muito bom o PT chegar após FHC, assim como vejo que foi muito bom a mudança de gestão de Salvador, por exemplo, Vejo o quão proveitoso foi aprimorar e maximizar projetos existentes no plano federal, assim como extirpar os que não tinham futuro, além de criar novos tão proveitosos quanto.
Diante disso, votarei pela mudança, por um olhar um pouco diferente do atual, confiante na ideia de que serão ainda mais aproveitados os programas de governo existentes, assim como serão modificados e aprimorados aqueles que podem ainda atingir melhores números, além de serem criados outros que possam suprir lacunas ainda existentes no país.
Aécio, domingo, assim como no primeiro turno, te dou meu voto de confiança. Aproveite-o.
Lucas Ribeiro
Advogado, pós-graduando em Direito Público Municipal pela Universidade Federal da Bahia, com atuação precípua na áreas do Direito Administrativo e Eleitoral. Criador do programa de Rádio "Compartilhando Utilidade" que leva, semanalmente, informações os mais variados temas do direito, de forma clara...

Nenhum comentário:

Postar um comentário