sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

PERCORRENDO OS CAMINHOS DAS SETE IGREJAS DA ÁSIA: ÉFESO

ÉFESO

Carta à Igreja em Éfeso

Apocalipse 2, Versículos 1-7

"Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos; e sofreste e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste.
  
Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. 

Tens, porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço.

Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus."



Depois de permanecermos dois dias em Pamukale, seguimos para Éfeso. Na saída, não programamos o GPS de forma correta e o trecho inicial foi percorrido em estradas secundárias (sem pedágio). Na realidade, deveria ter programado para seguir em estradas com pedágio. Entretanto, esse trecho nos proporcionou um conhecimento mais próximo da vida interiorana da Turquia: pastores cuidando de rebanho, pequenas localidades, campos cultivados, etc.

Somente mais adiante é que voltamos para a auto-estrada que nos levou para Éfeso. Pagamos apenas um pedágio (aproximadamente, R$ 5,00).

Éfeso se apresenta como uma cidade de boa movimentação turística, oferecendo todo o conforto que se pode desejar: hotéis, museus, restaurantes, etc.

As ruínas estão localizadas a uns 8 km da cidade. Na chegada, se encontra uma estrutura comercial com estacionamento, restaurantes, comércio de jóias, roupas, tapetes, lembranças, Correios, casa de câmbio (dólar, euro e lira turca).

Nós chegamos no portão de saída das pessoas que percorreram o sítio arqueológico. Resolvemos deixar o carro no estacionamento e nos aventuramos em seguir para o portão de entrada em uma charrete. Um percurso vencido em uns 10-15 minutos. Voltando lá, na certa buscarei outra alternativa (van ou taxi).

Em Éfeso encontramos a maior área de ruínas dentre todas as que visitamos. Também tinha o maior fluxo de visitantes.

A extensão a ser percorrida exige duas horas para  que se tenha uma boa compreensão da área. Quem quiser se deter para mais fotografias, por certo gastará mais tempo.

As ruínas da Biblioteca de Celso impressionam pelo seu porte e por constatarmos que em tempos tão distantes um monumento cultural daqueles tenha sido erguido. 

O anfiteatro também está bem preservado e é possível caminhar por extensas avenidas.

À saída, vamos encontrar um porto oficial de venda de suvenires.

Segue a resenha fotográfica:


















Nenhum comentário:

Postar um comentário