sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

PERCORRENDO OS CAMINHOS DAS SETE IGREJAS DA ÁSIA: ESMIRNA


ESMIRNA

Carta à Igreja de Esmirna

Apocalipse, Capítulo 2, Versículos 8-11

E ao anjo da igreja que está em Esmirna escreve: Isto diz o Primeiro e o Último, que foi morto e reviveu:

Eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, mas são a sinagoga de Satanás. Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.


Em Esmirna encontramos as maiores dificuldades para localização das ruínas. Estas são bem pequenas, pouca coisa resta para ser visitado.

Esmirna é uma grande cidade da Turquia, localizada às margens do Mar Egeu. Hoje, chamada de Izmir.

Saímos do hotel e com a ajuda do GPS nos dirigimos para a área da cidade indicada, na esperança de localizarmos com facilidade as ruínas.

Depois de algum tempo, sem encontrar o caminho correto, resolvemos pedir ajuda. Finalmente, um guarda de trânsito nos auxiliou e com a ajuda de um taxista chegamos ao local.

A área das ruínas está cercada e como já passasse das 17 horas, estava fechada para visitação. Da cerca fizemos as fotografias que ilustram esse informe.

Como a área está encravada em área urbana comercial, a preservação dessa pequena porção das ruínas pode ser considerada uma vitória.

Assim, retornamos à Izmir, donde havíamos partido para percorrer os caminhos das sete igrejas da Ásia, referidas no Livro de Apocalipse.

Para nós, cristãos, é muito importante conhecermos tais localidades, onde outrora, nos tempos da Igreja Primitiva, Paulo percorreu divulgando, pregando o Evangelho e implantando igrejas.

Hoje, com pesar, constatamos a inexistência de uma igreja cristã evangélica. 

Na Turquia e nos caminhos que percorremos existe um vasto campo para ser semeado com a boa semente do Evangelho.

Que Deus levante missionários dispostos a cumprirem o Ide do Mestre.

Deus abençoe a cada um que visite estas resenhas. Orem pela Turquia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário