terça-feira, 8 de setembro de 2015

40 DIAS DE ORAÇÃO PELA IGREJA PERSEGUIDA. DIA 18 -TURCOMENISTÃO



Turcomenistão
A posição do país na Classificação da Perseguição Religiosa 2015 manteve-se estável em relação a 2014. A situação da minoria cristã é praticamente a mesma, o que não pode ser considerado bom, uma vez que a pressão exercida pela sociedade e pelo Estado tendem a aumentar.
Considerado um dos países mais restritos do mundo, o Turcomenistão não possui liberdade de informação ou de imprensa, o que gera grande dificuldade em obter informações por agências de fora do país. O governo se opõe a cada grupo que não consegue controlar e, como regime secular, opõe-se, sobretudo à religião. A polícia e o serviço secreto mantêm a Igreja sob forte vigilância. As igrejas não registradas são invadidas, o material é confiscado e se torna impossível discipular jovens ou treinar líderes de maneira aberta. Apesar de não existirem grupos extremistas muçulmanos, o islã tem um importante papel na vida da comunidade e as famílias reagem fortemente contra os parentes que mudam sua fé.
A elite no poder, em torno do presidente Berdymukhamedov, faz o que julga necessário para permanecer no poder, reprimindo todos os grupos que acredita ser perigosos, principalmente, o cristianismo. Como em outros países da Ásia Central, várias formas de controle destes grupos têm origem no comunismo e outro recurso para o controle de crescimento é que ‘sem suborno, nada pode ser feito’. Assim, além da pressão religiosa por vias políticas, existe ainda a pressão de crime organizado.
O nível de violência relacionada com a fé no Turcomenistão ainda é considerado baixo.  Um único incidente registrado pela Portas Abertas Internacional, foi a invasão da casa do cristão Begjan Shirmedov (nome trocado por motivos de segurança), que teve sua casa invadida durante um culto doméstico com 15 membros. O idoso de 77 anos foi arrastado para fora de casa pelo colarinho e espancado na frente dos membros, esposa e filhos. Os 15 membros foram levados à delegacia, interrogados e presos.

Última atualização em 7/1/2015



Nenhum comentário:

Postar um comentário